Publicado por: jgnrocaz | 21 de Abril de 2009

Duas Figuras de Referência no Ensino a Distância

Duas figuras de referência no Ensino a Distância.

Entre muitas figuras de referência na panorâmica do Ensino a Distância (EaD) duas merecem particular destaque pelo seu prestígio e pelo seu labor. São eles a Universidade Aberta e o Dr. Roberto Carneiro.
A Universidade Aberta
A necessidade de democratização do ensino de massas agudizou-se após o 25 de Abril de 1974, esbarrando nas dificuldades técnicas, tecnológicas e na dispersão geográfica do nosso país, agravadas pelo isolamento e analfabetismo generalizado a que fora votado pelo regime então deposto. Experiências tais como “Ano Propedêutico” e a “Telescola” foram os precursores que acabaram por demonstrar que a solução poderia estar no ensino a distância.
Inquestionável figura por excelência do EaD em Portugal, criada na sequela da fundação da Open University do Reino Unido, em 1969, cujo modelo se foi desenvolvendo até à sua mundialização, a Universidade Aberta (UAb) viu a sua aurora em 1988, aquando da sua criação. Para tal, não deixou de contribuir a Associação Europeia de Universidades de Ensino a Distância (EADTU, sigla inglesa para European Association of Distance Teaching Universities), criada em 1987.
Se bem que hoje em dia, em Portugal, muitas outras entidades, algumas delas universidades, promovam o EaD, a UAb continua a ser a “única instituição de ensino superior público vocacionada para o ensino a distância”, com provas dadas na sua capacidade de reposta para a democratização do ensino, de que são exemplos os mais de 10 mil alunos que, em “33 países dos cinco continentes” frequentaram já este “estabelecimento” de ensino superior, resultando em números superiores a 9.000 licenciados, 1.000 mestres e cerca de 100 doutorados.
Conciliando a formação superior e a formação contínua, a UAb tem de forma expressiva contribuído para a projecção do potencial estratégico de Portugal, ao nível da língua e da cultura nacionais, no mundo e, em particular, na Comunidade de Países de Língua Portuguesa, através de iniciativas tais como a sua participação no Projecto de Criação do Centro de Ensino a Distância na Universidade Agostinho Neto (CEAD-UAN) e desenvolvimento da Rede Lusófona na Global Development Learning Network (GDLN), nomeadamente com o apoio técnico do Centro de Ensino a Distância da UAb, no âmbito de uma rede mundial de centros de ensino a distância.
No plano do combate à infoexclusão, a UAb constitui-se pioneira na investigação científica através das tecnologias da informação e da comunicação, na concepção de materiais pedagógicos e da comunicação educacional multimédia destinados ao ensino e formação a distância, havendo a salientar a edição de mais de “400 títulos (…), 3.500 horas de produções audiovisuais e de 6.000 horas de emissões televisivas”.
Ainda no mesmo âmbito, destaca-se pela sua consolidada competência e know-how manifestos quer por disponibilizar a “maior bolsa de cursos online do País”, quer por se ter tornado, no ano lectivo 2008-2009, “na primeira e única universidade (pública) em Portugal a leccionar todas as licenciaturas e mestrados pela Internet, em regime de e-Learning, através de um Modelo pedagógico virtual inédito no País e desenvolvido por esta instituição”.
O seu papel relevante nos cursos de 1º Ciclo (licenciaturas) e de 2º Ciclo (mestrados) nas áreas das “Humanidades, das Ciências e Tecnologia, da Educação e Ensino a Distância, das Ciências Sociais e da Gestão”, todos eles conformes ao Processo de Bolonha, dão-lhe especial destaque no panorama dos “mega-providers de e-learning europeus”.
Desta realidade, resulta um modelo de ensino a distância assente na interacção recíproca e colaborativa dos docentes com os alunos, e destes entre si, segundo uma dinâmica activa e construtivista, em que o aluno tem uma liberdade flexível, atenta a sua própria disponibilidade, para aprender, independentemente do seu posicionamento geográfico, e ver os frutos dessa aprendizagem também através de uma avaliação contínua, resultado desse mesmo processo interactivo, colaborativo e participativo, virtualmente presencial.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: